sexta-feira, 17 de maio de 2013

PINTURA

Introdução

neste trabalho sera comentado e ensinado a maioria dos assuntos que se referem ás áreas de pintura a óleo, aquarela, guache, pastel e teoria das cores.
É importante saber que o aprendizado nas artes visuais requer paciência, força de vontade e principalmente prática para se alcançar um bom nível de profissionalismo.
espero que você consiga extrair ao máximo as informações contidas nesse blog curso e que possa com elas aplicar de maneira prática em seus futuros trabalhos.
Os pigmentos são pequenas partículas sólidas encontradas na natureza, com a característica se serem iluminadas por uma fonte de luz (sol, lâmpada, ou fogo) produzir a sensação de cor. São, portanto substâncias colorantes.
Quanto a origem podem ser:
ANIMAL - os principais são feitos através das víceras de animais, sendo o mais comum deles obtido da bílis (líquido extraído do fígado) e depois reduzido a condição de pó. Em séculos passados o preto-de-marfim era obtido através da queima do marfim.
VEGETAL - obtidos da natureza, temos como principais a beterraba, cenoura, as folhas das árvores, como o pau-Brasil, de intensa coloração vermelha.
MINERAL - provém de rochas e terras pulverizadas, tais como basalto, cobre, mica, terra de siena e lazurita, de coloração azul. Também em épocas passadas temos pigmentos obtidos de pedras semi-preciosas e preciosas como a esmeralda e até mesmo o ouro, hoje em desuso devido ao preço elevado.
(Dentre os pigmentos de origem químicas citamos as anilinas.)

Composição das tintas

Diante do elemento colorante, o pigmento, e de um elemento líquido misturado a ele, percebeu o homem que essa mistura aplicada a determinada superfície, não aderia a ele por um tempo razoável, pois, durante a secagem dessa tinta rudimentar, os pigmentos se desprendiam da área pintada.
para contornar esse problema, surgiu através de constantes pesquisas, outro elemento que misturado a tinta, lhe conferiu aderência a superfície pintada. esse novo elemento foi a cola, cera, ovo e óleo de vegetais.
com o aperfeiçoamento da composição, estabeleceram-se para esses elementos denominações específicas reconhecendo-se que, apesar de todo desenvolvimento técnico na produção das tintas, o pigmento, o aglutinante e o diluente não poderiam faltar.
Pigmento - responsável pela cor da tinta.
Aglutinante - responsável pela aderência a superfície pintada.
Diluente - responsável pela maior fluidez da tinta.
Como exemplo prático dos elementos componentes das tintas consideradas básicas para realização de trabalhos artísticos e publicitários, podemos citar a tinta óleo e a guache.
                              1 - PIGMENTOS
TINTA A ÓLEO   2 - AGLUTINANTE ÓLEO DE LINHAÇA
                              3 - DILUENTE AGUARRÁS OU TEREBINTINA

                                   1 - PIGMENTOS
TINTA A GUACHE   2 - AGLUTINANTE GOMA ARÁBICA
                                   3 - DILUENTE ÁGUA
Temos também a têmpera que é a mistura do pigmento com ovo e óleo de linhaça. outro procedimento difícil, que hoje não se usa mais, era a encáustica, que é uma mistura feita de pigmento e cera derretida, com a qual se trabalhava a quente.

Composição das cores

Cores primárias
todas as cores presentes nos pigmentos são formadas a partir de três cores básicas e fundamentais. vermelho, amarelo e azul por serem delas que se derivam as outra cores por isso são chamadas  de cores primárias.

Cores secundárias
seguindo essa ordem que é de grande importância teremos a segunda classificação das cores, que são as cores secundárias: laranja, violeta e verde.
As cores secundárias são formadas pela mistura de duas cores primárias.

 Cores terciárias
Continuando com a nossa ordem temos agora a terceira classificação das cores, a qual chamamos de cores terciárias. São obtidas através da mistura de uma cor primária com uma das secundárias.

Cores complementares

De todos os grupos de cores que podemos fazer ou perceber, somente um conserva sua pureza orinal: o grupo das primárias.
como sabemos, as primárias são cores que não podem ser feitas através da mistura de outras cores. Não há nada de vermelho no azul puro, nada de azul no verde. A cor primária que ficou excluída dessa mistura, o vermelho, será a complementar do verde, e assim sucessivamente formando pares de complementares conseguimos entender facilmente a complementação das cores através da sobreposição de um par de complementadas cores numa ordem circular logo acima.
Qualquer cor tomada como exemplo, inclusive as terciárias, terá como sua complementar a cor oposta em ordem nesse circulo.

Cores quentes e frias

É difícil nos referirmos ás cores por temperatura, já que até hoje nada de científico foi provado.
Os termos cores quentes e cores frias são muito usuais entre os artistas e é facilmente encontrado em qualquer livros que se refira sobre as cores ou a pintura. Querer definir o que é cor quente ou fria seria um erro, pois assim como "a cor do som", não passa de uma figura de linguagem chamada metáfora.
Mas os artistas associam as cores as sensações de temperatura e até mesmo a natureza ou temperamento das pessoas. O vermelho e o laranja e amarelo são classificados como cores quentes e o azul verde e o violeta como frias. se olharmos um braseiro percebemos imediatamente a sensação de calor emanada por ele, o que dificilmente acontecerá ao olharmos uma laranja ou maça

Cores neutras

Recebem este nome todas as cores obtidas com as misturas das três primárias, de par de complementares ou ainda cores que contenham cinza ou preto na composição.
citar ou enumerar todas as cores existentes seria uma tarefa desnecessária, destacando a cor primitiva. As tonalidades que se aproximam do cinza recebem o nome de cinzas-cromáticos.

  Tema: A MAÇÃ em aquarela


"A arte está dentro de cada um de nós basta sentir"
bons trabalhos a todos. 


Um comentário:

  1. Onde estão os créditos? Esta imagem de cores primárias é de minha autoria e propriedade - http://jurema-sampaio.pro.br/strani_felicita/primarias.htm

    ResponderExcluir