sexta-feira, 17 de maio de 2013

INTRODUÇÂO


Desenho livre e do natural

Bom pessoal aqui estou iniciando esse blog curso de desenho artístico, com desenho livre e do natural, ou seja, um desenho feito a partir de um objeto que está a nossa ferente que chamamos de modelo.
Para se desenhar é preciso alguns conhecimentos básicos e algum treino, e a melhor forma de obtê-los é desenhando.
E nada melhor do que começarmos com um desenho livre, com total liberdade de criação e utilização de linhas, onde a sensibilidade e a criatividade do artista apareçam.
Para isso é preciso vermos como as coisas são e o desenho do natural nada mais do que isso:  observar um objeto ver como ele é e passar para o papel o que estamos vendo.
Sendo assim, vamos começar o nosso curso e descobrir como é o artista  que existe dentro de você!

O desenho artístico

Cada pessoa possui uma maneira particular de ver as coisas e entendê-las. Podemos colocar um objeto diante de duas pessoas e cada uma delas verá este objeto de uma forma e o desenhara de uma maneira, pois cada pessoa é única e diferente.
Assim como cada um de nós possui uma letra diferente para escrever, possui um tipo de traço e desenho próprios.
Estas são as principais qualidades do desenho artístico: cada artista possui uma maneira  própria de ver um objeto e de representá-lo no papel , produzindo uma obra única com um tipo de traço só seu.
O desenho artístico é feito a mão livre, isto é, sem auxilio de réguas, compasso, esquadros etc.
O desenho livre permite que o traço do artista apareça, enquanto o desenho com régua e outros instrumentos de precisão transformam o desenho em um desenho técnico impessoal.

O material de desenho


 uma boa prancheta ou se preferi usar da criatividade uma tabua de madeira compensada de 60 x 45 cm, um tamanho bom para trabalhar e trasportar.
para desenhar mais facilmente, com uma visão melhor do trabalho, é aconselhável inclinar a prancheta. uma forma simples de incliná-la -é apoiando sobre alguns livros até a altura que considere ideal para seu trabalho. procure uma inclinação que seja confortável para desenhar permitindo que você veja bem seu desenho e o objeto que irá desenhar.
use fita crepe para prender a folha de papel na prancheta e deixar o papel mais firme para se trabalhar.
use papel A4 mais conhecido como papel sulfite ou papel jornal existem tamanhos variados de papel o artista deve escolher o tamanho que julgar melhor para seu trabalho, para os primeiros desenhos não é necessário folhas muito grandes.
lápis para desenho, hoje no mercado a várias marcas e modelos de preferência aos mais macios os lápis muito duros podem até mesmo, rasgar o papel.
para facilitar seu uso e também na hora de guardar uma latinha para se usar como porta lápis, caso não tenha um.
Para as correções você irá precisar de uma borracha macia para desenhos a lápis e uma borracha mais mole "limpa tipo", para desenhos a carvão.

Como se usar o lápis

Ao se desenhar cada artista segura o lápis de maneira própria, como se sente melhor, como lhe é mais facial e confortável, produzindo assim melhores resultados.
O lápis é usado de diversas maneiras: para riscar e traçar e sombrear. Conforme a linha do que desejamos traçar, o lápis pode ser segurado de uma maneira.
O artista não precisa se limitar a uma maneira de segurar o lápis. Durante o desenho acontece, de irmos trocando a posição do lápis na mão conforme o tipo da linha que traçamos:mais leve, mais firme, reta, curva assim por diante.
O mais importante é que você se sinta a vontade para usar sua criatividade e sensibilidade.
A forma de segurar o lápis também caracteriza o desenho do artista
nas fotos seguintes mostro as maneiras de se segurar o lápis para se desenhar. Experimente cada uma delas e escolha qual a que você se adapta melhor

O Desenho a carvão

vamos mostrar agora o desenho a carvão por ser um material mais fácil de usar. O lápis exige um pouco mais de esforço manual. depois de usar o carvão você sentira maior facilidade em usar o lápis. O carvão permite maior liberdade para traçar as linhas.
O carvão nada mais é que a raiz da canela carbonizada. O carvão não adere completamente ao papel, permitindo assim traçar linhas suaves com facilidade. É muito macio de riscar dando leveza a mão.
O carvão pode ser esfumado ou seja, produz um efeito esfumaçado quando esfumado com os dedos ou com esfuminho. O artista costuma soprar os excessos de pó do carvão de seu desenho para não ficar borrado.
Os desenhos a carvão podem ser fixados no papel usando-se, um pouco de cola com água, que deve ser borrifada sobre o papel. Um borrifador desses comuns serve perfeitamente

Como segurar o carvão

pode se segurar da mesma maneira que o lápis, (mostrado a cima) ou como se sentir melhor mais a vontade. Lembre se essas regras são para exemplificar o assunto abordado, o artista deve se sentir a vontade e trabalhar de maneira a liberar a criatividade e sensibilidade trasportando os para o desenho em si

Como arrumar o estúdio de desenho

todo profissional possui um local de trabalho. O artista também: o estúdio de desenho. Se você dispor de uma sala inteira para guardar seu material e desenhar, ótimo! mas nada impede que use um canto de seu quarto, sala ou mesmo criar um estúdio móvel.
O importante é que você tenha um lugar arejado, com boa iluminação e silencioso, com espaço para trabalhar, e para guardar seu material e desenhos prontos.
para se trabalhar a noite, pode se usar uma luminária de coluna ou de mesa a que preferir, se não dispor da luminária use lâmpada fluorescente elas dão maior nitidez e visibilidade ao desenho a noite.
muitas vezes o artista desenha ao ar livre, também. A sua prancheta e seu material de desenho podem ser um estúdio móvel que você leva a qualquer lugar que queira ir e desenhar.
Lembre se de que o artista usa de sua criatividade em tudo o que faz e que sempre procura trabalhar de forma que acha mais agradável.

As linhas auxiliares

Passarei agora algumas técnicas de desenho.
O primeiro passo para se desenhar é usar as linhas auxiliares.
Linhas auxiliares são todas as linhas que o artista risca no papel para ajudá-lo a construir seu desenho. São linhas traçadas com leveza que podem ser apagadas depois, servem para ajudar a marcar a forma, o tamanho, as linhas gerais do objeto desenhado. O conjunto de linhas auxiliares forma o esboço (ou rascunho) do desenho.
Em cima das linhas auxiliares o artista risca as linhas finais, estas sim mais fortes e feitas com firmeza,   que formarão o desenho final.
Depois de traçar as linhas finais o artista apaga as linhas auxiliares se não quiser que fiquem no desenho.
 (O primeiro passo é tirar a medida da altura do nosso objeto)
 (Depois tira se a medida da largura do objeto)
 (Transfira as medidas para o papel, elas serão as linhas auxiliares)
    (Risque o desenho dentro das linhas auxiliares reforçando o traço depois de pronto)





Nenhum comentário:

Postar um comentário