sexta-feira, 17 de maio de 2013

INTRODUÇÂO


Desenho livre e do natural

Bom pessoal aqui estou iniciando esse blog curso de desenho artístico, com desenho livre e do natural, ou seja, um desenho feito a partir de um objeto que está a nossa ferente que chamamos de modelo.
Para se desenhar é preciso alguns conhecimentos básicos e algum treino, e a melhor forma de obtê-los é desenhando.
E nada melhor do que começarmos com um desenho livre, com total liberdade de criação e utilização de linhas, onde a sensibilidade e a criatividade do artista apareçam.
Para isso é preciso vermos como as coisas são e o desenho do natural nada mais do que isso:  observar um objeto ver como ele é e passar para o papel o que estamos vendo.
Sendo assim, vamos começar o nosso curso e descobrir como é o artista  que existe dentro de você!

O desenho artístico

Cada pessoa possui uma maneira particular de ver as coisas e entendê-las. Podemos colocar um objeto diante de duas pessoas e cada uma delas verá este objeto de uma forma e o desenhara de uma maneira, pois cada pessoa é única e diferente.
Assim como cada um de nós possui uma letra diferente para escrever, possui um tipo de traço e desenho próprios.
Estas são as principais qualidades do desenho artístico: cada artista possui uma maneira  própria de ver um objeto e de representá-lo no papel , produzindo uma obra única com um tipo de traço só seu.
O desenho artístico é feito a mão livre, isto é, sem auxilio de réguas, compasso, esquadros etc.
O desenho livre permite que o traço do artista apareça, enquanto o desenho com régua e outros instrumentos de precisão transformam o desenho em um desenho técnico impessoal.

O material de desenho


 uma boa prancheta ou se preferi usar da criatividade uma tabua de madeira compensada de 60 x 45 cm, um tamanho bom para trabalhar e trasportar.
para desenhar mais facilmente, com uma visão melhor do trabalho, é aconselhável inclinar a prancheta. uma forma simples de incliná-la -é apoiando sobre alguns livros até a altura que considere ideal para seu trabalho. procure uma inclinação que seja confortável para desenhar permitindo que você veja bem seu desenho e o objeto que irá desenhar.
use fita crepe para prender a folha de papel na prancheta e deixar o papel mais firme para se trabalhar.
use papel A4 mais conhecido como papel sulfite ou papel jornal existem tamanhos variados de papel o artista deve escolher o tamanho que julgar melhor para seu trabalho, para os primeiros desenhos não é necessário folhas muito grandes.
lápis para desenho, hoje no mercado a várias marcas e modelos de preferência aos mais macios os lápis muito duros podem até mesmo, rasgar o papel.
para facilitar seu uso e também na hora de guardar uma latinha para se usar como porta lápis, caso não tenha um.
Para as correções você irá precisar de uma borracha macia para desenhos a lápis e uma borracha mais mole "limpa tipo", para desenhos a carvão.

Como se usar o lápis

Ao se desenhar cada artista segura o lápis de maneira própria, como se sente melhor, como lhe é mais facial e confortável, produzindo assim melhores resultados.
O lápis é usado de diversas maneiras: para riscar e traçar e sombrear. Conforme a linha do que desejamos traçar, o lápis pode ser segurado de uma maneira.
O artista não precisa se limitar a uma maneira de segurar o lápis. Durante o desenho acontece, de irmos trocando a posição do lápis na mão conforme o tipo da linha que traçamos:mais leve, mais firme, reta, curva assim por diante.
O mais importante é que você se sinta a vontade para usar sua criatividade e sensibilidade.
A forma de segurar o lápis também caracteriza o desenho do artista
nas fotos seguintes mostro as maneiras de se segurar o lápis para se desenhar. Experimente cada uma delas e escolha qual a que você se adapta melhor

O Desenho a carvão

vamos mostrar agora o desenho a carvão por ser um material mais fácil de usar. O lápis exige um pouco mais de esforço manual. depois de usar o carvão você sentira maior facilidade em usar o lápis. O carvão permite maior liberdade para traçar as linhas.
O carvão nada mais é que a raiz da canela carbonizada. O carvão não adere completamente ao papel, permitindo assim traçar linhas suaves com facilidade. É muito macio de riscar dando leveza a mão.
O carvão pode ser esfumado ou seja, produz um efeito esfumaçado quando esfumado com os dedos ou com esfuminho. O artista costuma soprar os excessos de pó do carvão de seu desenho para não ficar borrado.
Os desenhos a carvão podem ser fixados no papel usando-se, um pouco de cola com água, que deve ser borrifada sobre o papel. Um borrifador desses comuns serve perfeitamente

Como segurar o carvão

pode se segurar da mesma maneira que o lápis, (mostrado a cima) ou como se sentir melhor mais a vontade. Lembre se essas regras são para exemplificar o assunto abordado, o artista deve se sentir a vontade e trabalhar de maneira a liberar a criatividade e sensibilidade trasportando os para o desenho em si

Como arrumar o estúdio de desenho

todo profissional possui um local de trabalho. O artista também: o estúdio de desenho. Se você dispor de uma sala inteira para guardar seu material e desenhar, ótimo! mas nada impede que use um canto de seu quarto, sala ou mesmo criar um estúdio móvel.
O importante é que você tenha um lugar arejado, com boa iluminação e silencioso, com espaço para trabalhar, e para guardar seu material e desenhos prontos.
para se trabalhar a noite, pode se usar uma luminária de coluna ou de mesa a que preferir, se não dispor da luminária use lâmpada fluorescente elas dão maior nitidez e visibilidade ao desenho a noite.
muitas vezes o artista desenha ao ar livre, também. A sua prancheta e seu material de desenho podem ser um estúdio móvel que você leva a qualquer lugar que queira ir e desenhar.
Lembre se de que o artista usa de sua criatividade em tudo o que faz e que sempre procura trabalhar de forma que acha mais agradável.

As linhas auxiliares

Passarei agora algumas técnicas de desenho.
O primeiro passo para se desenhar é usar as linhas auxiliares.
Linhas auxiliares são todas as linhas que o artista risca no papel para ajudá-lo a construir seu desenho. São linhas traçadas com leveza que podem ser apagadas depois, servem para ajudar a marcar a forma, o tamanho, as linhas gerais do objeto desenhado. O conjunto de linhas auxiliares forma o esboço (ou rascunho) do desenho.
Em cima das linhas auxiliares o artista risca as linhas finais, estas sim mais fortes e feitas com firmeza,   que formarão o desenho final.
Depois de traçar as linhas finais o artista apaga as linhas auxiliares se não quiser que fiquem no desenho.
 (O primeiro passo é tirar a medida da altura do nosso objeto)
 (Depois tira se a medida da largura do objeto)
 (Transfira as medidas para o papel, elas serão as linhas auxiliares)
    (Risque o desenho dentro das linhas auxiliares reforçando o traço depois de pronto)





PINTURA

Introdução

neste trabalho sera comentado e ensinado a maioria dos assuntos que se referem ás áreas de pintura a óleo, aquarela, guache, pastel e teoria das cores.
É importante saber que o aprendizado nas artes visuais requer paciência, força de vontade e principalmente prática para se alcançar um bom nível de profissionalismo.
espero que você consiga extrair ao máximo as informações contidas nesse blog curso e que possa com elas aplicar de maneira prática em seus futuros trabalhos.
Os pigmentos são pequenas partículas sólidas encontradas na natureza, com a característica se serem iluminadas por uma fonte de luz (sol, lâmpada, ou fogo) produzir a sensação de cor. São, portanto substâncias colorantes.
Quanto a origem podem ser:
ANIMAL - os principais são feitos através das víceras de animais, sendo o mais comum deles obtido da bílis (líquido extraído do fígado) e depois reduzido a condição de pó. Em séculos passados o preto-de-marfim era obtido através da queima do marfim.
VEGETAL - obtidos da natureza, temos como principais a beterraba, cenoura, as folhas das árvores, como o pau-Brasil, de intensa coloração vermelha.
MINERAL - provém de rochas e terras pulverizadas, tais como basalto, cobre, mica, terra de siena e lazurita, de coloração azul. Também em épocas passadas temos pigmentos obtidos de pedras semi-preciosas e preciosas como a esmeralda e até mesmo o ouro, hoje em desuso devido ao preço elevado.
(Dentre os pigmentos de origem químicas citamos as anilinas.)

Composição das tintas

Diante do elemento colorante, o pigmento, e de um elemento líquido misturado a ele, percebeu o homem que essa mistura aplicada a determinada superfície, não aderia a ele por um tempo razoável, pois, durante a secagem dessa tinta rudimentar, os pigmentos se desprendiam da área pintada.
para contornar esse problema, surgiu através de constantes pesquisas, outro elemento que misturado a tinta, lhe conferiu aderência a superfície pintada. esse novo elemento foi a cola, cera, ovo e óleo de vegetais.
com o aperfeiçoamento da composição, estabeleceram-se para esses elementos denominações específicas reconhecendo-se que, apesar de todo desenvolvimento técnico na produção das tintas, o pigmento, o aglutinante e o diluente não poderiam faltar.
Pigmento - responsável pela cor da tinta.
Aglutinante - responsável pela aderência a superfície pintada.
Diluente - responsável pela maior fluidez da tinta.
Como exemplo prático dos elementos componentes das tintas consideradas básicas para realização de trabalhos artísticos e publicitários, podemos citar a tinta óleo e a guache.
                              1 - PIGMENTOS
TINTA A ÓLEO   2 - AGLUTINANTE ÓLEO DE LINHAÇA
                              3 - DILUENTE AGUARRÁS OU TEREBINTINA

                                   1 - PIGMENTOS
TINTA A GUACHE   2 - AGLUTINANTE GOMA ARÁBICA
                                   3 - DILUENTE ÁGUA
Temos também a têmpera que é a mistura do pigmento com ovo e óleo de linhaça. outro procedimento difícil, que hoje não se usa mais, era a encáustica, que é uma mistura feita de pigmento e cera derretida, com a qual se trabalhava a quente.

Composição das cores

Cores primárias
todas as cores presentes nos pigmentos são formadas a partir de três cores básicas e fundamentais. vermelho, amarelo e azul por serem delas que se derivam as outra cores por isso são chamadas  de cores primárias.

Cores secundárias
seguindo essa ordem que é de grande importância teremos a segunda classificação das cores, que são as cores secundárias: laranja, violeta e verde.
As cores secundárias são formadas pela mistura de duas cores primárias.

 Cores terciárias
Continuando com a nossa ordem temos agora a terceira classificação das cores, a qual chamamos de cores terciárias. São obtidas através da mistura de uma cor primária com uma das secundárias.

Cores complementares

De todos os grupos de cores que podemos fazer ou perceber, somente um conserva sua pureza orinal: o grupo das primárias.
como sabemos, as primárias são cores que não podem ser feitas através da mistura de outras cores. Não há nada de vermelho no azul puro, nada de azul no verde. A cor primária que ficou excluída dessa mistura, o vermelho, será a complementar do verde, e assim sucessivamente formando pares de complementares conseguimos entender facilmente a complementação das cores através da sobreposição de um par de complementadas cores numa ordem circular logo acima.
Qualquer cor tomada como exemplo, inclusive as terciárias, terá como sua complementar a cor oposta em ordem nesse circulo.

Cores quentes e frias

É difícil nos referirmos ás cores por temperatura, já que até hoje nada de científico foi provado.
Os termos cores quentes e cores frias são muito usuais entre os artistas e é facilmente encontrado em qualquer livros que se refira sobre as cores ou a pintura. Querer definir o que é cor quente ou fria seria um erro, pois assim como "a cor do som", não passa de uma figura de linguagem chamada metáfora.
Mas os artistas associam as cores as sensações de temperatura e até mesmo a natureza ou temperamento das pessoas. O vermelho e o laranja e amarelo são classificados como cores quentes e o azul verde e o violeta como frias. se olharmos um braseiro percebemos imediatamente a sensação de calor emanada por ele, o que dificilmente acontecerá ao olharmos uma laranja ou maça

Cores neutras

Recebem este nome todas as cores obtidas com as misturas das três primárias, de par de complementares ou ainda cores que contenham cinza ou preto na composição.
citar ou enumerar todas as cores existentes seria uma tarefa desnecessária, destacando a cor primitiva. As tonalidades que se aproximam do cinza recebem o nome de cinzas-cromáticos.

  Tema: A MAÇÃ em aquarela


"A arte está dentro de cada um de nós basta sentir"
bons trabalhos a todos.